4º Encontro das Folias de Reis de Varginha reúne multidão na Concha Acústica

Apresentação das 21 companhias de Reis emociona o público

 

A emoção tomou conta de quem acompanhou a missa em celebração o Dia dos Santos Reis na Igreja Matriz, com a presença das 21 companhias de Reis de Varginha, numa demonstração de fé e devoção.  Presente na celebração, como de costume o vice-prefeito Vérdi Melo não conteve a emoção ao conduzir a bandeira até o altar para receber a bênção do Divino Espírito Santo.

“Todos os anos faço questão de participar  dos festejos da Folia de Reis, um marco na nossa cultura, que graças a dedicação destas pessoas se mantem vivo em nossa cidade, com apoio da administração que reconhece esta manifestação população com o merecido respeito. Queremos aqui agradecer a Fundação Cultural pelo empenho na realização deste evento que a cada ganha mais espaço entre a comunidade que  aplaude com suas presença nas ruas”, declarou Verdi.

O 4º Encontro de Folias de Reis de Varginha, ocorreu no domingo, 7, com missa na Matriz do Divino Espírito Santo e em seguida o cortejo das companhias até à Concha Acústica onde houve a apresentação de todos os grupos. “Já se tornou tradição a Matriz ficar lotada nesta festividade religiosa. Esperamos mais de mil pessoas dentro da igreja e muito mais na Concha Acústica e nos surpreendemos com  a participação de uma multidão de pessoas de todas as idades que foram assistir as apresentações com os cantos e danças dos marungos”, comemorou.

O Município de Varginha incentiva a preservação cultural das Folias de Reis que são bens tombados e imateriais. Várias ações tem sido desenvolvidas para a manutenção desse costume como um documentário que foi elaborado pela Fundação Cultural, uma gincana que mobilizou estudantes que tiveram inclusive que fazer as vestimentas de marungos e anualmente é realizado o encontro

 

As Folias de Reis relembram os Três Reis Magos (Baltazar, Belquior e Gaspar)  que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Menino Jesus Cristo para render homenagens e dar presentes.

 

Esse ano, 21 Folias de Reis participaram do Encontro:

 

Nossa Senhora do Rosário
Rei dos Reis
Irmãos da Fé
Nossa Senhora da Guia
Sagrada Família
Santo Expedito
São Joaquim
Imaculada Mãe dos Anjos
São Jorge
São José
São Marcos
Lenço Preto
São Benedito
Santa Cruz
Cardoso e Amigos
Nossa Senhora do Carmo
Reis do Oriente
São Lázaro
São João Batista
Estrela Brilhante
Cia dos Peões

f3

f3