Bombeiros realizam esforço de conscientização e prevenção em escolas da região do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

 

Todos os anos, os parques estaduais sofrem com as queimadas, especialmente nos períodos de estiagem. De acordo com o Sistema de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em 2017, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça teve 503,46 hectares de área dizimada pelas queimadas e registrou pelo menos 56 ocorrências, número este que sofreu acréscimo surpreendente se comparado com os dados de 2016, que registrou 26,38 hectares de queimadas e 47 ocorrências.

 

Atento a estes números, o Corpo de Bombeiros realiza trabalhos de prevenção e conscientização em escolas e comunidades, com o fim de disseminar a cultura de preservação de nossas matas e parques em todo o estado.

 

Nesta semana, militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), estarão visitando escolas do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. A intenção é conversar com os alunos, durante 40 minutos, sobre Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A palestra destina-se ainda a mostrar a importância e utilidade do parque para a sociedade em geral e também para os moradores do entorno. Ressaltar a preservação das nascentes e os malefícios causados pelas queimadas, tais como a demora para que a natureza se recomponha, perda da fauna e flora, entre outros assuntos.

 

A operação, que recebe o nome de Alerta Verde, está sendo realizada por meio de visitas nas escolas durante esta semana. Na próxima semana, as escolas farão uma visita ao Pelotão de Combate a Incêndio Florestal (PCIF) para conhecer a estrutura e os equipamentos utilizados no combate ao fogo. Os cães, que ajudam nas buscas de pessoas perdidas nas matas, estarão presentes para atrair atenção dos alunos para as questões instrutivas.

 

Para a operação da próxima semana, também está prevista a ação de plantio de mudas de árvores no parque, palestras com curiosidades sobre o nome Rola-Moça, apresentação sobre o espaço e orientações sobre as nascentes da reserva.

 

Sugestão: Registrar o esforço de conscientização que a Corporação vem promovendo nas escolas, desde o ano passado, no sentido de preservar nossos parques e matas. Mostrar que as crianças devem aprender a amar e cuidar da natureza, por meio do plantio de árvores e fiscalizar a ação de vizinhos e pessoas das comunidades que causem incêndios criminosos denunciando os crimes ambientais.

 

Agenda:

12/04 / às 08h30 – Visita do Bemad à Escola Centro de Educação Infantil Prof. Cássio Magnani

16/04 / 08h30 – PCIF recebe a Escola Estadual Maria Josefina Sales Wardi

17/04 – a confirmar

18/04 / às 08h30 – PCIF recebe a Escola Centro de Educação Infantil Prof. Cássio Magnani 

 

BOMBEIRO: O AMIGO CERTO NAS HORAS INCERTAS!

Share

Bombeiros

Bombeiros