COCATREL LOGÍSTICA

 

Eficiência, redução de custos e agilidade nos
processos de transporte da cooperativa

 

A Cocatrel, trabalhando com um novo modelo de gestão, organizou toda sua frota de caminhões e carretas em um único departamento, o Cocatrel Logística (C-Log). Tudo partiu de um rigoroso estudo que apresentou que, com a concentração dos veículos em apenas um lugar, otimizaria os serviços prestados pela cooperativa, entre lojas e armazéns, resultando na diminuição de custos com combustíveis, mão de obra e fretes terceirizados.

“Foi feita a centralização de toda frota em um só local. Carretas que faziam viagens com cargas de um lugar para outro e voltavam vazias, por exemplo, porque eram departamentalizadas e viajavam de acordo com as necessidades de cada setor, agora não fazem mais. Toda rota e planejamento são traçados para utilizarmos nossos próprios veículos e motoristas, fazendo a gestão correta e otimizando o transporte entre os armazéns, que durante a safra tem demanda altíssima, minimizando custos e contratação terceirizada”, explica Guilherme Pineli, responsável pelos armazéns da Cocatrel.

Segundo Daniel Gregório de Souza, analista de logística da cooperativa, “a programação é feita baseada nas informações das demandas que são fornecidas pelas filiais. Verifico a frota e os motoristas que tenho disponíveis e faço o planejamento do dia seguinte, seguindo as rotas mais viáveis para cada um deles, levando em conta o tempo da viagem, a distância e a carga, para não infringir nenhuma regra trabalhista e conseguir atingir todos os objetivos do dia”.

É importante ressaltar que a Cocatrel vem quebrando seus próprios recordes no recebimento de café e, mesmo tendo recebido até o momento mais de 1 milhão de sacas, todos os processos estão sendo realizados com agilidade e eficiência, atingindo nossa principal meta, que é a excelência no atendimento e nos serviços prestados aos nossos cooperados.