COLUNA MG

 

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Municípios do Jequitinhonha vão parar

Após se reunirem em Itaobim,  para discutirem sobre a  retenção, por parte do Governo de Minas Gerais, dos  repasses referente à Saúde e à Educação, 51 prefeitos fundaram a União dos Municípios do  Vale do Jequitinhonha. A entidade reúne gestores do  Alto, do Médio e do Baixo  Jequitinhonha, e definiu  para os dias 10 e 13 de  agosto uma paralisação geral. Não haverá expediente nas prefeituras, secretarias e departamentos municipais. Apenas funcionarão os  serviços essenciais, como  saúde e limpeza urbana. E, no dia 13 de agosto, próxima segunda-feira,  os prefeitos que compõem  a Umvale se reunirão  em Capelinha, para decidir de maneira regionalizada quais medidas serão  tomadas para evitar o colapso econômico e social  da nossa região. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

 

Cefet oferta 282 vagas para cursos técnicos

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) divulgou, nesta semana, edital do processo seletivo para o Ensino Técnico de Nível Médio 2019. As inscrições acontecem de 13 de agosto a 14 de outubro. Pessoas que, em função de sua condição socioeconômica, não possam arcar com o pagamento da taxa, que é de R$ 80, podem solicitar isenção. Neste caso, devem se inscrever para o Programa de Isenção, entre os dias 13 e 26 de agosto. Para o campus de Araxá, 282 vagas são ofertadas entre os cursos de Edificações, Eletrônica, Mecânica e Mineração. Ao todo, são 2.364 vagas em Minas Gerais nas modalidades integradas. (Diário de Araxá)

 

20 escolas participam de Conferência Livre

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Cmdca) realizou na manhã desta quarta-feira, 8, no plenário da Câmara Municipal de Araguari, a Conferência Livre dos Direitos da Criança e Adolescente. 130 pessoas de 20 escolas participaram entre crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos. A conferência debateu a proteção, diversidade e enfrentamento da violência. As comissões temáticas do Cmdca também participaram dos debates. A conferência teve como objetivo preparar crianças e adolescentes para participarem das discussões e das demais atividades da conferência municipal. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

 

JF tem mais de 1.500 roubos de celulares

Uma onda de furtos e roubos de celulares esta semana em Juiz de Fora chama atenção para este crime, que é preocupante em todo o estado. Só para se ter uma ideia, 56,6% dos registros de todos os furtos e roubos ocorridos em Minas são referentes a smartphones, o que totaliza 16.651 nos quatro primeiros meses do ano. Na cidade, entre janeiro e o último dia 13, 1.510 aparelhos estiveram na mira dos bandidos, o que significa uma média de seis casos por dia. Os números expõem o medo da população de que a violência se torne mais grave, alimentando o clima de insegurança. Os assaltos acontecem sem hora e lugar determinados. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Prefeitura abandona obras de creches

Apesar da promessa de concluir nesse semestre o Centro de Educação Infantil (Cemei) no Monte Carmelo, a obra, a exemplo da unidade educacional do bairro Vila Real, está abandonada há mais de um ano. Em vez de crianças sendo atendidas para a tranquilidade dos pais, o que se vê é um quadro de saque, depredação e desperdício do dinheiro público. A construção das duas unidades está orçada em R$ 1.731.660,20 e a Prefeitura de Montes Claros realizou novo processo licitatório para a retomada dos serviços, vencido por uma construtora de Patos de Minas. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

Escola Livre de Teatro está de casa nova

O mais novo espaço cultural de Sete Lagoas, o Centro Cultural Nacional – Teatro Preqaria, passa a receber neste segundo semestre os cursos da Escola Livre de Teatro de Sete Lagoas. Fundada em 2009 pela Preqaria Cia. de Teatro, a escola já recebeu aproximadamente 1.100 alunos e já foi sediada no Sesc e no Templo 8. A partir de 2015, a escola vem descentralizando seus cursos por meio do projeto Arte Concreta em bairros como Montreal, Nova Cidade, Morro Redondo, Jardim Europa, Santa Rita e Santo Antônio. Para Piera Rodrigues, professora e atriz da Preqaria, a Escola Livre tem um papel importante na formação e capacitação artística, sobretudo por conta de sua abertura artística para as demais linguagens teatrais, indo do teatro popular ao performático. (Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Poços tem encontro de startups de universidades

Poços de Caldas vai realizar o I Meetup Vulcão Valley, um evento que reunirá startups de universidades e aceleradoras, que já atuam na cidade. O encontro será promovido pelo Centro de Pesquisas Avançadas da PUC-Minas, com apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. As atividades serão no dia 11 de agosto, no Centro Empresarial Manhattan. A iniciativa conjunta tem como objetivo lançar um olhar para a inovação, como forma de apoiar as empresas locais e potencializar o desenvolvimento em Poços. (Jornal Cidade – Poços de Caldas)

Share