COLUNA MG

 

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Formalidade cresce 33% em Divinópolis

O volume de abertura de micropequenas empresas cresceu 33% em Divinópolis. O percentual de divininopolitanos entrando na formalidade supera Minas Gerais e o Brasil, de acordo com o Portal do Microempreendedor. Conforme os dados disponíveis no portal, até 31 de julho, Divinópolis já tem 14.161 inscritos no Microempreendedores Individuais (MEI). No ano passado, neste mesmo período, estavam registrados 10.596 microempreendedores, ou seja, o crescimento foi de 33% em um ano. Em Minas Gerais, o volume de inscritos também aumentou, no entanto em menor proporção em relação a Divinópolis. (Jornal Agora)

 

Araxá investe em equipamentos

A Administração Municipal de Araxá renovou a frota de veículos para atendimento de demandas ligadas às Secretarias de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural. Na última terça-feira, 14, o Prefeito Aracely fez a entrega oficial dos novos veículos e maquinários aos secretários municipais, Marco Antonio Rios e Alexandre Carneiro de Paula, gestores das pastas onde os equipamentos ficarão alocados. Ao todo, são 18 equipamentos adquiridos através de convênio com o Banco do Brasil, com investimentos previstos de R$ 3,5 milhões, através de processo licitatório. Entre os novos veículos destacam-se duas pá-carregadeiras, duas motoniveladoras (patróis), três caminhões toco e dois caminhões para coleta seletiva. (Diário de Araxá)

 

Projeto viabiliza exames para artistas

O projeto Conexão Empreendedora, em parceria com a Cia de Fofocas de Teatro e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated-MG), vai proporcionar para 13 atores de Barroso a oportunidade de darem um grande passo em suas carreiras artísticas, rumo à profissionalização da atividade. O projeto Conexão Empreendedora é realizado por meio do recurso do Fundo EmRede, uma iniciativa regional da Fundação InterAmericana, Instituto Holcim, LafargeHolcim e RedAmérica que fomenta atividades que contribuem para o fortalecimento econômico e social de organizações comunitárias locais. (Jornal Primeira Página – Barroso)

 

Procon aciona MP para investigar golpe

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 13ª Promotoria de Defesa do Consumidor da Comarca de Juiz de Fora, investiga um golpe que estaria sendo aplicado por uma agência de viagens na cidade. De acordo com o órgão, consumidores foram chamados à sede da empresa, localizada no Centro, para retirarem um prêmio recebido por meio de sorteio. No local, eles eram informados de que deveriam fazer um cartão para ter acesso às vantagens mencionadas, mas o produto era pago. Há relatos de quem adquiriu o cartão e não conseguiu agendar a viagem. O golpe começou a ser aplicado no ano passado, e, até maio deste ano, a promotoria reuniu mais de cem denúncias. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

30ª Feira da Paz vai acontecer em setembro

Começa no dia 6 de setembro, véspera do feriado do Dia da Independência, a 30ª edição da Feira da Paz – Feira do Artesanato Mineiro, que será realizada no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, em Leopoldina, e vai até domingo, 9. Considerado o maior evento do gênero de Minas Gerais, a Feira de Artesanato vai receber a Benção às 10h e terá sua abertura oficial às 18h. Na programação organizada pela APIL e com o apoio da Coopleste, Prefeitura de Leopoldina e ACIL, além do Artesanato Mineiro e das comidas típicas, haverá shows todas as noites com entrada franca. (Leopoldinense)

 

Coleta de material começa em Poços

Depois de ser implantada na área urbana, em 2017, a descentralização dos serviços de coleta de material para exames laboratoriais chegou também para os pacientes da zona rural. Desde o mês passado, o serviço passou a ser feito em três das seis unidades da área. Toda semana, o atendimento é feito na unidade básica de saúde do Córrego Dantas e também para os pacientes das unidades Aparecida e Lambari. Na unidade Boa Vista, também são atendidos os pacientes da Aleixo e o serviço é mensal, assim como acontece na Fazenda Souza Lima. Na zona rural de Poços, a equipe de estratégia de saúde da família presta atendimento a mais de dois mil pacientes. (A Folha Regional – Muzambinho)

 

Procuradores municipais recebem identidade

O Dia do Advogado foi comemorado no último sábado, 11, e uma reunião realizada na tarde da segunda-feira, 13, permitiu que fosse prestada homenagem à classe de servidores do Município que garante a segurança jurídica de todos os atos e ações da administração. Durante o evento o prefeito Leone Maciel entregou aos procuradores municipais a identidade funcional regulamentada por meio do Decreto nº 5.900. O documento é uma referência de quem representa o município em questões judiciais e extrajudiciais. A carteira tem validade em todo território nacional. (Sete Dias – Sete Lagoas)

 

Má conduta de professor gera revolta

Comportamentos no mínimo inadequados de profissionais que deveriam dar exemplo e ajudar na formação de crianças e adolescentes ganharam repercussão esta semana em Montes Claros -um de assédio sexual e outro de racismo envolvendo professores. Na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, conhecida como Escola Normal, um professor de História, de 44 anos, chamou uma aluna de “linda e gostosa” ao comentar uma foto publicada no perfil da menina no Facebook. A adolescente de 17 anos é aluna do docente no 3º ano do ensino médio. (O Norte de Minas – Montes Claros)