Como você pode pedir um emprego utilizando o e-mail

Olá, leitor!

Atualmente é bem comum as empresas terem um portal de atendimento muitas vezes com o nome “Trabalhe Conosco” para que os candidatos possam se cadastrar ou até enviar uma mensagem e anexar um currículo.

Porém, mesmo que haja esse caminho, muitas empresas fazem o recrutamento de outra forma e setor divulga o e-mail do recrutador responsável por aquele processo seletivo.

Seja qual for o canal, um e-mail para pedir emprego pode ser considerado como uma carta de apresentação, que é um documento de pedido de emprego enviado juntamente com um currículo.

Mas como pedir emprego por e-mail? Primeiro é importante prestar atenção a algumas informações e cuidados.

O envio de e-mail para pedir emprego mal feito poderá descartar a chance para uma entrevista de emprego. Confira a seguir todas as dicas para não cometer erros fatais para sua candidatura de emprego. Fonte:

Tenha em mente qual é o objetivo do e-mail

como_pedir_emprego_por_e-mail_como_pedir_emprego_o_que_colocar_no_assunto_do_email_para_emprego_texto_para_enviar_curriculo_por _corpo_do_ emai_para_enviar_curriculo_o_que_colocar_no_assunto_do_email_curriculo_

O objetivo de um e-mail para pedir emprego, ou melhor, para se candidatar a um emprego, é fornecer a informações sobre sua experiência e habilidades para o recrutador de forma rápida e simplificada. É uma maneira de transmitir seu interesse em um cargo específico em uma organização ou empresa.

Ao utilizar esse canal para se candidatar primeiro pesquise sobre a empresa, sobre as funções que estão alinhadas com o seu perfil profissional e se há processos seletivos abertos para preenchimento de vagas e só depois faça seu e-mail para a vaga que pretende ocupar.

Mesmo quando não há vagas em aberto, você pode enviar um email para pedir emprego, mas neste caso, esteja ciente que poderá receber uma resposta formatada do tipo “Agradecemos seu contato, seu currículo está cadastrado no nosso banco de dados para futuros processos seletivos” ou algo bem parecido com isso.

Para aumentar suas chances de sucesso procure os anúncios de vagas que divulguem os endereços de e-mail do responsável ou área de recrutamento da empresa, e envie o e-mail direcionando sua candidatura para aquela vaga especifica do anúncio.

Não cometa esse erro ao pedir emprego por e-mail

Veja o exemplo de e-mail para pedir emprego abaixo:

Para: recrutador@empresa.com.br

Assunto: Vaga de emprego

Corpo do e-mail:

Caro Recrutador,

Por favor, olhe o meu currículo em anexo. Nele há todas as informações sobre mim. Eu realmente quero esse trabalho e preciso desse emprego.

Se você deseja conquistar uma vaga de emprego não siga esse modelo de e-mail!

Quais são os erros deste e-mail, conseguiu identificar? Veja alguns:

  • O candidato não se identificou;
  • O candidato escreveu com uma linguagem muito casual;
  • O candidato não especificou para qual vaga está se candidatando;
  • O candidato está praticamente “implorando” para o recrutador verificar seu currículo.

Veja as dicas a seguir para escrever um e-mail que irá anexar seu currículo para você não perder oportunidades de entrevistas e chances de ser contratado.

5 Dicas para escrever um ótimo e-mail para se candidatar a vagas de emprego

Linha de assunto

Desde a contratação, os gerentes, recrutadores recebem muitos e-mails que são filtrados pelo próprio sistema e se estiverem sem assunto vão parar na caixa de spam. Facilite a identificação do recrutador e evite que seu e-mail seja considerado spam.  Inclua seu nome e o cargo que você está solicitando na linha de assunto da mensagem.

No campo de assunto do e-mail, digite o título da vaga, o número de referência e onde você viu ou ouviu falar sobre a vaga, como por exemplo, “Vaga supervisor produção – anúncio 254 site encontretrabalho.com”.

Saudação

Sempre que possível, direcione seu e-mail para uma pessoa específica, verifique no anúncio da vaga se há o nome do recrutador responsável.

Você pode pesquisar no site da empresa ou até ligar para o escritório central para perguntar quem é o responsável pela área de recrutamento e solicitar o nome e e-mail.

Se não conseguir identificar o nome do recrutador, você poderá cumprimentar com “Caro Recrutador (a)”, ou até com “Nome Recrutador, Bom dia!” ou “Nome Recrutador, Boa tarde!”.

Mensagem do e-mail

O ideal é que o seu currículo esteja anexado ao e-mail, e você utilize o corpo principal do e-mail como uma carta de apresentação.

No 1º parágrafo do e-mail mencione onde você viu o anúncio da vaga, data em que ele foi publicado e se foi no site da empresa, publicado no LinkedIn ou em outros canais. Se você soube da vaga através da indicação de um funcionário da empresa mencione isso.

No 2º e 3º parágrafo destaque trabalhos e responsabilidades relevantes, mas não copie exatamente como está no seu currículo.

Diga ao recrutador que você atende aos requisitos essenciais para a vaga, faça o possível para que você possa causar uma boa impressão imediatamente e convencê-lo a abrir o anexo e analisar seu currículo com mais detalhes.

Descrever resumidamente 3 a 5 pontos de qualificações que podem ser comprovados sobre você e também estão no seu currículo, assim você estará convencendo o recrutador a conferir seu currículo.

No último parágrafo agradeça ao destinatário por ler seu e-mail e mencionar que seu currículo está anexado. Seja sempre muito educado, mas sem exagerar no formalismo, assine com “Atenciosamente” e em seguida, digite seu nome completo.

Na assinatura do e-mail você pode incluir uma assinatura personalizada, como um cartão de visitas, com dados de contato, que é uma forma prática de fornecer informações de contato ao destinatário e recrutador.

Anexe seu currículo

Ao escrever um e-mail para pedir emprego esse item não pode ser esquecido. Antes de enviar o seu currículo como um anexo, identifique o arquivo claramente com o seu nome e a sigla “CV” ou “Currículo-Seu-Nome-Completo”.

Se um formato específico não foi mencionado na descrição da vaga anunciada, envie como um documento PDF e um no formato Word.

Revise seu e-mail antes de enviar

Faça a verificação ortográfica do texto antes de enviar o email, uma ótima dica, é escrever seu e-mail num editor de texto primeiro, fazer a revisão gramatical e de ortografia, conferir os dados, salvar como modelo e utilizar esse modelo de e-mail para pedir emprego.

Exemplo de modelos de e-mail para pedir emprego

Confira os modelos que seguem estas dicas que compartilhamos para que possa garantir sua futura contratação.

Modelo 1

Para: recrutador@empresa.com.br

Assunto: Diretor Assistente – nº anúncio da vaga

Corpo do e-mail:

Caro recrutador(a),

Vi o anúncio da vaga de Diretor Assistente de Comunicações no dia 8 de abril no siteempregosbom.com os requisitos para a vaga de Diretor Assistente estão de acordo com minha experiência e, portanto, tenho a satisfação de enviar meu currículo para sua consideração.

Quando trabalhei na Empresa Comunica Bem, escrevi artigos para o site da empresa, gerenciei a edição e publicação de artigos, gerenciei mídias sociais, escrevi e redigi um boletim semanal aos assinantes. Também fui responsável por instalar um aplicativo que aumentou o número de assinantes em 40% em seis meses.

Estas e outras experiências estão detalhadas no meu currículo que está anexo.

Se eu puder fornecer mais informações sobre meus conhecimentos e qualificações, por favor, me avise.

Obrigado pela sua consideração!

Nome Completo

E-mail | Endereço LinkedIn

Telefone residencial | Celular

Modelo 2

Para: recrutador@empresa.com.br

Assunto: Engenheiro de Suporte Técnico – vaga anunciada no LinkedIn

Corpo do e-mail:

Caro Sr. <Nome do Recrutador>,

Estou escrevendo para me candidatar ao cargo de “Engenheiro de Suporte Técnico” anunciado no seu perfil do LinkedIn. Como solicitado, estou anexando meu currículo e duas referências.

Acredito que minha formação e minha experiência de trabalho de mais de 5 anos no campo técnico me tornam um candidato adequado para o cargo:

– Bacharel em Programação de Computadores

– Expertise na análise do desempenho do sistema

– Comando forte sobre linguagens de programação, C + e C ++

– Certificações em solução de problemas e instalação de sistemas de computadores, aplicativos e hardware

Aguardo a avaliação do meu currículo e se precisar de informações adicionais relacionadas à minha experiência de trabalho e outros dados estou a disposição.

Agradeço sua atenção. Estou ansioso para uma resposta positiva de você para a etapa de entrevistas.

Atenciosamente,

Nome Completo do Candidato

E-mail | Endereço LinkedIn

Telefone residencial | Celular

Modelo 3

Para: recrutador@empresa.com.br

Assunto: Estágio Assistente Administrativo – vaga anunciada no LinkedIn

Corpo do e-mail:

Prezado Recrutador,

Tenho interesse em me candidatar à posição de Estagiário na área administrativa que foi publicada no perfil do LinkedIn da empresa recentemente.

Estou cursando o 6º período da graduação em Administração em Empresas e minhas qualificações e experiência correspondem exatamente às especificações descritas no anúncio da vaga para estágio.

Por favor, avalie meu currículo em anexo e/ou meu perfil no LinkedIn.

Atenciosamente,

Nome Completo do Candidato

E-mail | Endereço LinkedIn

Telefone residencial | Celular

Os recrutadores gostam de “escanear” o e-mail para verificar a informação rapidamente. Por isso é importante além de seguir as dicas para resumir seu perfil profissional utilizando as palavras-chaves da descrição da vaga, deixar as informações de contato acessíveis.

Use esses modelos como referência e faça adaptações, faça um modelo mais genérico e personalize para cada vaga que irá se candidatar.

Revise seu currículo antes e revise o texto do corpo do e-mail, seguindo estas orientações você terá ótimas chances de atrair a atenção de um potencial empregador e participar de entrevistas de emprego.

Até logo!

Share