Escola rural em Varginha receberá 150 experiências da “Muda de Cidade”

Na terça-feira, (5), às 9h, a Escola Rural Emílio Justiniano de Resende Silva receberá uma ação inédita entre as instituições públicas de Varginha. Localizada na região dos Tachos, a escola será contemplada com o projeto “Muda de Cidade”. A plataforma fomenta a arborização por meio da integração entre o ato do plantio real de mudas e o respectivo acompanhamento do desenvolvimento das árvores também via Internet.

A “Muda de Cidade” (www.mudadecidade.com.br) é um portal de Internet que contribui para a sensibilização, mobilização, monitoramento e manutenção de plantio de árvores nativas, fomentando o engajamento das comunidades envolvidas por meio de uma metodologia de gameficação da natureza. A ação possibilitará o “enraizamento” da experiência a ser vivenciada pela comunidade escolar e dos parentes dos estudantes.

A iniciativa irá colaborar com a formação de uma nova floresta em volta do território da escola. O acompanhamento físico das árvores se estenderá por 24 meses, assim como a atualização trimestral das fotos georreferenciadas para se observar o desenvolvimento das mesmas. Periodicamente a comunidade será convidada a trabalhar na manutenção dos exemplares. Cada árvore será acompanhada de plaquinha indicativa que constará o nome do aluno, assim como a da espécie plantada.

A “Muda de Cidade” é um projeto da Muda de Ideia e Sakey Comunicação em parceria com a Florestal Casa da Árvore. Ações anteriores do projeto já aconteceram na Cidade Universitária do Unis e na Fazenda Estrela. A edição na Escola Rural foi viabilizado pela CPFL Renováveis e conta com a parceria com a Prefeitura Municipal de Varginha por meio da SEDUC.

O projeto está em expansão para contemplar outras empresas locais, e em breve chegará em outras cidades brasileiras. Para mais informações, acesse: www.mudadecidade.com.br ou entre em contato pelo email: plantarei@mudadeideia.com