Onde achar atividades de educação especial para imprimir

Olá, leitor!

Um dos desafios para implantar uma escola inclusiva na prática é adaptar as práticas pedagógicas para respeitar e ensinar os alunos com necessidades especiais, que podem apresentar desde dificuldades de aprendizado, necessidades motoras, deficiência intelectual, autismo, Síndrome de Down e outras.

E para elaborar bons planos de aula para alunos com necessidades especiais, uma das principais dificuldades é encontrar atividades de educação inclusiva. Onde achar atividades de educação especial para imprimir? Onde encontrar materiais didáticos acessíveis?

Preparamos este guia com 8 sites especializados no tema de educação inclusiva e que disponibilizam materiais e atividades para você utilizar em sala de aula e atender alunos com necessidades especiais. Confira!

Saiba onde encontrar atividades de educação especial

atividades_especial_para_imprimir_inclusiva_ludicas_especial_para_alfabetizacao_necessidades_especiais_para_atividades_para_sala_de_aula_deficiencia_intelectual_atividades_para_alunos_de_matematica_infantil_educacao_autismo_planos_de_aula_

1 – Portal do MEC – Ministério da Educação

No portal do MEC (Ministério da Educação), pais, professores e educadores têm acesso a muitas informações. Por meio dos serviços da SECADI(Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão) o governo federal faz a gestão e implanta várias políticas educacionais para educação especial, além de implementar políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais.

Com o objetivo de promover a educação inclusiva,o portal do MEC organizou diversos materiais para educação especial. Para acessar basta ir até a categoria Secretarias e acessar os serviços do SECADI. Na aba “publicações” você encontra:

  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica Diversidade e Inclusão;
  • Publicações com materiais de Educação Especial: cartilha com orientação para família, grafia química em Braille para o Brasil, documentários de educação especial com libras e com audiodescrição, 10 fascículos da coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar”, materiais para atendimento educacional especializado em pessoa com surdez, deficiência física, deficiência mental, deficiência visual, e orientações gerais com vários materiais para construção de um sistema escolar inclusivo como esta cartilha aqui,com Recursos Pedagógicos Adaptados.

Veja também esse curso de libras totalmente gratuito oferecido pelo governo federal.

2 – Atividade para Educação Especial

O site Atividade para Educação Especial é bem completo com muitas atividades para alunos com necessidades especiais para imprimir e utilizar em sala de aula. Confira os detalhes de cada categoria do site “Atividade para Educação Especial”:

  • Altas habilidades: nesta categoria o professor encontra artigos bem interessantes que orientam para identificar características dos alunos com um quadro de altas habilidades e propõem várias atividades;
  • Autismo: além dos artigos que abordam os critérios para o diagnóstico de transtorno do espectro do autismo, nesta categoria os professores encontram esclarecimentos sobre o que é déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que muitas vezes acompanha o autismo. Nesta categoria o professor vai encontrar atividades prontas para imprimir e também confeccionar para seus alunos com autismo e TDAH;
  • Deficiência auditiva: Além dos artigos sobre surdez e deficiente auditiva, há materiais para imprimir para sinalizar a sala de aula em libras, atividades para educação especial inclusiva com o alfabeto em libras e os números em libras;
  • Deficiência física: nesta categoria há materiais que abordam acessibilidade e inclusão, com materiais para imprimir com muitas orientações para os professores;
  • Deficiência intelectual: nesta categoria há artigos que abordam a importância de escolher os recursos didáticos adequados para inclusão e o processo de alfabetização das crianças com deficiência intelectual. O professor vai encontrar várias atividades com exercícios adaptados para alunos que apresentam necessidades educativas especiais;
  • Deficiência múltipla: esta categoria reúne diversos artigos e materiais com atividades de inclusão e material para download sobre comunicação alternativa e aumentativa;
  • Deficiência visual: nesta categoria o professor vai encontrar atividades para alfabetização com o alfabeto em Braille, números em Braille, alfabeto com animais para imprimir, etc;
  • Distúrbios na aprendizagem: a categoria reúne muitas atividades de educação especial para imprimir e utilizar em sala de aula para alunos com distúrbios na aprendizagem.
  • Publicações relacionados a educação especial e Tecnologia: vários artigos com inovações e recursos didáticos para incluir crianças com necessidades especiais como software educativos e outros.

3 – Instituto Paradigma

O site do Instituto Paradigma é dedicado a compartilhar conhecimento e metodologias do trabalho de consultoria que a equipe do instituto desenvolvia. Com o fim do projeto de consultoria os idealizadores disponibilizaram vários conteúdos gratuitos e montaram a Biblioteca Virtual com o lema “Pessoas Incluindo Pessoas”.

No site da Biblioteca Virtual do Instituto Paradigma, pais e professores encontram artigos e materiais sobre acessibilidade, educação inclusiva, inclusão econômica, participação social, gestão pública, audiolivros e vídeos.

Na categoria “arquivos” é possível baixar várias atividades de educação especial para imprimir, há várias cartilhas com materiais e recursos didáticos para inclusão de alunos com deficiência múltipla, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual e várias cartilhas com recursos pedagógicos adaptados.

4 – Só Escola

No site Só Escola pais e professores encontram muitos artigos relacionados ao tema de educação. Na categoria “Atividades” é possível acessar sugestões de atividades de educação especial para imprimir, principalmente para crianças com déficit de atenção, com dicas para os professores respondendo como lidar com alunos com déficit de atenção em sala de aula e exercícios para alunos com déficit de atenção.

Além das atividades para educação especial o professor encontra modelos de relatórios e parecer descritivo como o “Modelo de Relatório para alunos diagnosticado com TDAH” e o “Modelo de Relatório dificuldade de aprendizagem”.

5 – Libras Diária

O Blog Libras Diária nasceu de uma história emocionante. O administrador do blog, Pablo Eduardo conheceu sua esposa Dayane Cavalcanti que possui deficiência auditiva e após aprender a se comunicar com ela, criou o blog para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Na categoria “Materiais”, pessoas que tem interesse em aprender Libras, e saber mais sobre educação inclusiva podem acessar diversos materiais, confira alguns:

  • Apostilas, Livros e Glossários em Libras: neste subtítulo é possível baixar várias apostilas, glossários, livros de Libras grátis e muitas atividades de educação especial inclusiva para surdos;
  • Alfabeto em Libras;
  • Jogos em Libras;
  • Sinais em Libras;
  • Libras em quadrinhos (Turma da Mônica);
  • Cartilha – Como tratar as pessoas com deficiência?;
  • Lei de Cotas – Perguntas e respostas;
  • Protocolos facultativos – Direitos das pessoas com deficiência.

6 – Reab – Portal de Reabilitação

No site REAB é possível encontrar materiais sobre Autismo e TDAH. Na categoria de “Publicações” pais, cuidadores, educadores, professores e psicopedagogos podem acessar vários Guias, Cartilhas e Manuais com materiais de educação para educação especial.

Tangran é um recurso para quem quer estimular ou trabalhar habilidades espaciais e podem ser utilizados nas atividades de matemática para educação inclusiva, veja esse exemplo de Tangran de Ovo de Páscoadisponibilizado no portal Reab.

7 – Associação Brasileira do Déficit de Atenção

No site da ABDA pais e educadores vão encontrar diversos artigos bem fundamentos sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), direitos da criança, o adolescente e o adulto com TDAH. E muitas dicas para professores com a Cartilha do Educador e o projeto Guia na implantação da educação inclusiva de crianças com TDAH na escola, e atividades de educação especial para sala de aula.

8 – DIVERSA – Educação inclusiva na prática

O portal do projeto DIVERSA é um site que compartilha conhecimento, experiências e práticas sobre educação inclusiva. No site os professores, coordenadores pedagógicos e educadores vão encontrar materiais e atividades para educação especial infantil.

Na categoria “Educação Inclusiva” você encontra temas como Libras, Adequação Escolar, Síndrome de Down e clicando em “Estratégias Pedagógicas” você pode baixar um Planos de aula para alunos com necessidades especiais e mais materiais pedagógicos prontos para imprimir e utilizar na sala de aula. Na categoria “Biblioteca” também é possível acessar materiais pedagógicos acessíveis.

Até mais!

Share