Prefeitura inicia nesta segunda-feira obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Resende Paiva

Prefeitura inicia nesta segunda-feira obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Resende Paivafonte_luminosa1-468-x-351

Conforme planejado, a Prefeitura de Varginha inicia nesta segunda-feira, 10 de agosto, as obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Resende Paiva, resgatando assim, a história dos tempos em que embalava os sonhos dos casais de namorados, encantava crianças e a todos que passeavam a pé nas noites  de domingo na parte alta da Avenida, com os jatos de água colorida musicais.

Na sexta-feira, 07,  foi assinada a ordem de serviço entre a empresa Acqua Chafarizes e Fontes Luminosas Eirele – ME, vencedora da licitação, no ato representada pelo senhor André Luiz Pinheiro, mestre de obras e Carlos Eduardo da Silva, encarregado e o Prefeito Antônio Silva, que analisou todos os detalhes do projeto que será executado, com auxilio do Secretário de Obras Edson Gabriel Pereira. De acordo com o encarregado da empresa, a obra será entregue em novembro de 2015, estando pronta para o natal.

Os serviços a serem executados pela empresa vencedora contemplam a instalação de um espelho d`água composta  de 02 conjuntos, sendo o primeiro musical, composto por 10 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 1,5 metros, 05 jatos Vulcano que atinge uma altura máxima de 2 metros, 01 jato Vulcano na parte central que atinge a altura máxima de 2,5 metros e o conjunto ornamental composto por 20 jatos frisantes que atinge altura máxima de 2,8 metros em parábola.

Os jatos do conjunto musical e do conjunto ornamental deverão ser iluminados no total por 43 projetores de luz subaquáticos tipo Led Power, com troca de cores e sincronismo, nas quais, no conjunto musical os 15 jatos Vulcano serão iluminados por 10 projetores, e o jato Vulcano central por 03 projetores. O espelho d`água deverá ser acionado por um dispositivo automático que controlará seus horários para cada dia da semana. Todo o conjunto de jatos e projetores de luz será controlado por um painel de comando eletroeletrônico totalmente automático.

A Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1963,  no espaço próximo de onde hoje fica a concha acústica. As águas executavam um bailado, aumentando e diminuindo de intensidade, as cores que eram produzidas por lâmpadas coloridas dentro do lago iam se alternando, tudo acompanhado por música suave. Era programa obrigatório dos pais, na década de 1960, levarem os filhos até a fonte luminosa no comecinho das noites de domingo para apreciar o espetáculo. Em 1995, na administração Aloysio Ribeiro de Almeida, foi transferida para o centro da praça, tendo sido reinaugurada em 1996.

Sua reativação da Fonte é um compromisso do Prefeito Antônio Silva, como forma de resgatar a história romântica da Praça, humanizando o local com um toque de beleza e arte atraindo assim os olhares de moradores da cidade e visitantes.