Rede de Notícias do Sindijori MG

COLUNA MG

 

www.sindijorimg.com.br

Escola faz Muro de coleta recicláveis

Através de iniciativa da Rede Comunitária em Ação (Recoa) com o apoio da  Prefeitura, Pedro Leopoldo recebeu 13º  Muro Inteligente e o primeiro Eco Ponto, em frente da  Escola Municipal Isabel Gomes. O lançamento dos espaços aconteceu dentro das festividades que reuniram toda a comunidade  escolar em uma festa que frisou a importância da preservação ambiental. O Muro recebe materiais a base de plástico, metais, papel e  pet, encaminhados para a Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (Ascapel). Treze famílias vivem  dos resíduos coletados no município  comercializando mais de 30 mil quilos  de materiais mensalmente. (Observador – Pedro Leopoldo)

 

Delegacia de Ipatinga não recebe presos

Com a interdição parcial da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba, e do presídio em Coronel Fabriciano, os novos presos ficaram sem lugar para serem encaminhados, gerando um acúmulo no correcional da Delegacia da Polícia Civil, em Ipatinga. De acordo com o delegado regional, Thiago Alves Henriques, é necessário encontrar uma solução urgente para essa situação, já que a delegacia não tem estrutura adequada para abrigar os presos por mais de um dia. Além disso, o presídio de Timóteo também está interditado e o Ceresp em Ipatinga está parcialmente fechado desde uma rebelião em setembro de 2015. (Diário do Aço – Ipatinga0

 

Sete Lagoas debate a lei de diretrizes

Com programação  que vai até a próxima  quinta-feira (21) a Audiência Pública que aborda  a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o  ano de 2019 continua  com apresentação das  metas e prioridades de  duas secretarias municipais. O secretário adjunto de Educação, Gutemberg Silva, representou  a pasta e falou que a  “principal meta para a  próximo ano é aumentar a oferta de vagas em  creches para crianças  de 0 a 3 anos que não é  obrigatório”. O secretário divulgou também que  as contas da pasta estão  sendo equacionadas e  que, para o próximo ano,  o gasto de R$ 1,7 milhão  com o transporte escolar. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

 

Alunos realizam projeto para área rural

As condições de vida, trabalho, saúde e doença dos trabalhadores rurais no Brasil apontam um leque de interrogações e caminhos a serem discutidos por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento humano. Pensando assim, como uma responsabilidade social alunos do terceiro período do curso de Fisioterapia e quarto período do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário do Sul de Minas, realizaram um Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) voltado ao produtor rural. (Gazeta de Varginha)

 

Jovens estadunidenses visitam Juiz de Fora

Entre quase 30 destinos possíveis, o Brasil foi escolhido por um grupo de 28 jovens embaixadores estadunidenses, que estiveram no país ao longo do mês de junho, convivendo com famílias brasileiras e conhecendo mais sobre aspectos culturais, sociais e econômicos. Nove deles foram recebidos em Juiz de Fora, e tiveram uma programação intensa durante a passagem pela cidade. O objetivo da visita era proporcionar vivências relacionadas à realidade brasileira, às quais eles não teriam acesso sem o intercâmbio. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Poucos uberabenses aderem ao e-Título

O aplicativo e-Título, lançado em dezembro de 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral, promete facilitar a vida dos eleitores, disponibilizando uma versão digital em substituição ao título de eleitor impresso para o dia das eleições. Até a primeira metade do mês de junho, em Minas Gerais foram feitos 260.375 downloads do aplicativo, o que representa em torno de 1,7% do eleitorado. Em Uberaba, já houve um total de 9.025 downloads, representando 4,15% do eleitorado. Eleitores de BH fizeram 53 mil emissões do e-Título, o que significa 2,7% dos eleitores da capital. Os municípios com maior quantidade de emissões da versão digital do título são Uberlândia, Contagem e Betim. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Ações combatem o uso de álcool e drogas

A Semana Municipal de Prevenção ao Álcool e outras Drogas começou nesta terça-feira, 19. A Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço de Saúde Mental, em especial o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD), participa junto com os parceiros da Agenda Comum Intersetorial. As atividades vão até o dia 26 com caminhada,  passeio ciclístico e rua de lazer. A coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Lourdes Maria Xavier, informa que o CAPS AD atende aproximadamente 30 usuários e/ou dependentes por dia, uma média de 100 usuários por mês, de forma intensiva e/ou semi-intensiva. (Diário de Araxá)

 

IF tem programa de residência pedagógica

A Coordenação de Residência Pedagógica do IF Sul de Minas – Campus Muzambinho torna público a abertura de inscrições para Bolsa de Docente Preceptor, do Programa de Residência Pedagógica-Capes. O edital selecionará docentes das escolas Públicas para bolsistas do projeto Residência Pedagógica, que acompanharão os alunos residentes na escola-campo. Os três primeiros professores selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 765,00 durante o período de 18 meses ou enquanto permanecer no programa. O período de inscrições acontece em 19 e 20 de junho de 2018 (A Folha Regional – Muzambinho)