Saiba como é feito o resgate em grutas e cavernas em Minas Gerais

Nesta semana, o mundo voltou o olhar para uma equipe de futebol formada por doze crianças e seu treinador, na caverna de Tham Luang, no norte da Tailândia. Operação esta que sensibilizou e despertou atenção de cidadãos de pessoas em vários países.

O Corpo de Bombeiros reforça que situações emergenciais em locais de difícil acesso e que envolvam a necessidade da execução de atividades subaquáticas (Mergulho Autônomo), estão incluídas dentro da competência operacional da Corporação, sendo que nos anos de 2017 e 2018, o CBMMG realizou 320 salvamentos em locais de difícil acesso, 582 salvamentos de pessoas perdidas/desaparecidas e executou 1.111 operações de Mergulho Autônomo.

Tais salvamentos e operações de Mergulho Autônomo demandam equipamentos e materiais específicos, além de rigoroso treinamento e capacidade física/psicológica adequada a situação emergencial. O CBMMG dispõe de equipamentos e materiais necessários que atendem as demandas de nosso estado, além de treinar seus militares com foco no efetivo atendimento e gerenciamento de toda a operação de salvamento.

O Estado de Minas Gerais possui o maior quantitativo de cavidades naturais catalogadas no Brasil, e sua grande maioria é protegida por áreas de preservação, onde seu acesso é controlado e monitorado. A incursão de pessoas em cavidades naturais deve ser efetuada, quer seja por motivos científicos ou turísticos, por profissional habilitado para tal, segundo a legislação estadual e federal.

Os bombeiros realizam o monitoramento, treinamento, planejamento e execução de operações para qualquer situação que demande aparato logístico e humano específico em locais remotos e de difícil acesso, incluindo salvamentos em grutas e cavernas.

Olha como os meninos estão sendo retirados. Por isso que são sedados!

Isso nos faz entender o porquê de se ter um grupo altamente especializado, para missões que, teoricamente, nunca vão acontecer. Quando acontece, não há margem para erro.

São homens que coloca sua própria vida em perigo para ajudar um desconhecido  eles foram verdadeiros anjos da guarda desses meninos!

Parabéns a toda incorporação e em especial as esses homens corajosos..