Sebrae Minas promove Seminário Educampo Café em São Gonçalo do Sapucaí

Evento em parceria com a Coopervass vai abordar a qualidade e gestão das fazendas de café

 

O Sebrae Minas promoverá o Seminário Educampo Café em São Gonçalo do Sapucaí, no dia 28 de novembro. A ação é uma parceria com a Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass) e a Mantiqueira de Minas – entidade composta pela união de cooperativas e sindicatos para promover o território, e será realizada na sede da cooperativa. O evento faz parte do projeto Sebrae Educampo, um modelo de assistência gerencial e tecnológica intensiva, para grupos de produtores rurais de uma mesma atividade econômica, vinculados a uma empresa parceira.

 

O Sebrae Educampo tem como princípio a gestão de negócios, potencializando os resultados tecnológicos e econômicos das propriedades, ampliando a capacidade do produtor em gerir sua atividade. Os benefícios diretos da participação no projeto são a viabilização de consultoria contínua e intensiva, o incentivo à melhoria da qualidade e regularidade da matéria-prima recebida, a profissionalização das relações entre produtores e a empresa, além do acesso aos dados médios dos produtores participantes do projeto, o que auxilia na tomada de decisão estratégica quanto à gestão do negócio.

 

Em São Gonçalo do Sapucaí, 24 fazendas fazem parte do Educampo e o seminário tem o intuito de capacitar os produtores em relação à qualidade e gestão das propriedades. De acordo com a analista do Sebrae Minas Ticiana Lopes, a gestão de negócios é normalmente uma das maiores deficiências encontradas junto aos empresários rurais e o programa amplia a capacidade do produtor em gerenciar a sua atividade.

 

“Por meio do programa, o produtor aplica soluções capazes de imprimir ganhos quantitativos e qualitativos ao produto primário, melhorando os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades. Neste seminário, vamos enfatizar os resultados técnicos e econômicos das fazendas”, avalia.

 

Programação

Na primeira palestra, o economista e mestre em economia e finanças, João Aberto Brando, falará sobre as ferramentas de comercialização e mercado do café. Na sequência, o coordenador técnico do projeto Educampo Sebrae Minas e consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no projeto Campo Futuro, Cristiano Nascif, trará o tema Gerenciando a propriedade cafeeira em tempos de crise.

 

Sebrae Educampo

Em 2017, o Educampo comemora 20 anos de história e os resultados alcançados até aqui, demonstram o êxito do projeto e confirmam o sucesso do modelo proposto, que se adequa perfeitamente e de forma dinâmica à diferentes realidades, tornado produtores e suas propriedades mais eficientes e competitivos. No Sul de Minas, o programa atua em sete grupos, atendendo 104 produtores rurais dos municípios de Campestre, Carmo do Rio Claro, Cabo Verde, Guaxupé e São Gonçalo do Sapucaí.

 

Serviço:

Seminário Educampo Café em São Gonçalo do Sapucaí

Data: 28/11/2017

Local: Sede da Coopervass (Avenida Tiradentes, 362 – Inconfidentes)

Informações: Sebrae São Lourenço (Rua Coronel José Justino, 319 – Centro). (35) 3332.4998