COLUNA MG

Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 Machado faz campanha para locomotiva

A Diretoria de Infraestrutura Ferroviária/DNIT-Brasília (DF) autorizou a retirada, quinta-feira, dia 1º, da locomotiva a vapor ‘Baldwin 205’, abandonada às margens do Rio Mandu, no município de Pouso Alegre.  Longo processo judicial se arrastou, até a decisão final. Desde 2016, o Instituto Machadense de Artes e Ciências e a Folha Machadense pleiteiam o retorno da máquina a vapor para Machado. De 1981 a 1985, a Maria Fumaça retornou a Machado, por autorização do Ministério dos Transportes, para integrar o Museu Histórico Municipal. A máquina a vapor ficava às margens do Lago Artificial, que ainda estava em formação. (Folha Machadense)

 

Produtores de Araguari reúne-se com deputados

Membros da diretoria executiva do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari – SPRA – reuniram-se com Raul José de Belém (PSC) e José Vítor de Resende Aguiar (PMN), eleitos respectivamente, deputados estadual e federal, para discutir a respeito de demandas do setor de agronegócios da cidade. Os dois deputados receberam, na ocasião, a chave do Sindicato como símbolo da parceria entre a diretoria executiva e os políticos. “Estamos solicitando para que eles olhem para essa classe e se aproximem de nós”, coloca o presidente do sindicato, Tubertino de Sena Pereira. (Gazeta do Triângulo)

 

 

Máquina auxilia produtores de Muriaé

A Máquina de Beneficiamento de Café está circulando em sistema de rodízio para todos os proprietários rurais inscritos no programa da Prefeitura desde o ano passado. Ela já atendeu aos cafeicultores dos distritos de Bom Jesus, Pirapanema, Belisário, Itamuri, região do Pontão e muitos outros. O equipamento é utilizado para descascar o café, facilitando o serviço dos produtores e permitindo que os grãos sejam comercializados por um preço superior. (Gazeta de Muriaé)

Semana de Conciliação em Montes Claros

O número de audiências agendadas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TCMG), para a 13ª edição da Semana Nacional da Conciliação, em 2018, entre esta segunda (5/11) e sexta-feira, supera os valores alcançados em 2017. Montes Claros está entre as cidades que mais aderiram ao mutirão. Em todo o Estado, segundo números apurados até o dia 30 de outubro, foram agendadas 50.580 audiências para este ano. Em 2017, foram 44.397, número que representa um aumento de 14,3% em relação ao ano anterior. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

                                   

Escola do Legislativo de Varginha é bicampeã

A Escola do Legislativo de Varginha, representada pelas alunas do “Projeto Nasce um Cidadão”, Bianca Cassemiro Lima e Maria Lívia Silva Fernandes, foi a grande campeã da 4ª edição da Gincana do Saber Regional, que aconteceu na Câmara Municipal de Pouso Alegre.  As estudantes venceram 21 cidades do Sul de Minas, fazendo a cidade de Varginha ser a bicampeã da competição. O evento reuniu os municípios finalistas Andradas, Guaxupé, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista e Varginha em uma disputada emocionante. (Correio do Sul – Varginha)

 

Carreta de Panificação na ExpoCigra Fiemg

A 6ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg), em Uberaba, contará com a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria, do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), entre os dias 8 e 10 (quinta-feira e sábado), das 14h às 21h30. Serão realizadas nove oficinas gratuitas de preparo de receitas rápidas, além de palestras com temas relevantes para a indústria. Cada oficina terá oito vagas disponíveis, sob a coordenação das consultoras do Senai, Flávia Luísa Callegari e Michelle Márcia Cardoso. (Jornal de Uberaba)

Prefeituras em contenção por falta de repasses

Uma prefeitura do Vale do Jequitinhonha e duas da região do Rio Doce anunciaram medidas de contenção de gastos na semana que passou em função da falta de repasses do Governo de Minas Gerais. As ações variam entre greve e redução do expediente e serviços à comunidade. No Vale do Jequitinhonha, a Prefeitura de Almenara deflagrou greve geral entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro em protesto contra a falta de repasses. Segundo o Executivo Municipal, a dívida do Estado com o município chega a R$ 16,8 milhões. (Aconteceu no Vale – Governador Valadares)