Pouso Alegre sedia 2º Simpósio da Educação Empreendedora

Evento discute boas práticas de empreendedorismo nas mais variadas áreas de ensino

 

Com o objetivo de fomentar a educação empreendedora, do Ensino Fundamental ao Superior, o Sebrae Minas promove o Simpósio da Educação Empreendedora no dia 18 de setembro, em Pouso Alegre. A ação gratuita é voltada para gestores, empreendedores, professores, estudantes e especialistas ligados à educação e será realizada no salão de eventos do Inatel (Avenida João de Camargo, 510 – Delcides Teles), das 8h às 17h30.

 

Sob o tema Inovação e Conhecimento, o simpósio irá discutir experiências de práticas pedagógicas empreendedoras, além de criar e fortalecer redes de contato em prol da disseminação da cultura empreendedora nas instituições de ensino. Durante o evento, haverá troca de experiências e painéis inspiradores. Marcam a programação duas atividades: a palestra Estratégias vencedoras: atitudes e ações que transformam desafios em conquistas, ministrada por Eduardo Shinyashiki, e um Talk Show em que especialistas da educação contarão as suas experiências e o sucesso conquistados por meio do ensino empreendedor.

 

De acordo com o analista do Sebrae Minas em Pouso Alegre, Anderson Faria, o Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae Minas em todo estado, tem o objetivo de capacitar os professores para a construção de uma nova realidade nas escolas, por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora, aliando a teoria à prática. “A ideia é propor uma atividade que inspire os professores, estudiosos e pesquisadores a inovar e a gerar transformação no ensino”, diz. As ações do Programa visam transformar a escola em um espaço de estímulo ao desenvolvimento de atitudes e de comportamentos empreendedores, como autoconfiança, persistência, busca de oportunidades, iniciativa e comprometimento dos estudantes. “Por isso a proposta de formação e capacitação dos professores, tornando-os protagonistas na consolidação da cultura empreendedora na educação”, reforça Anderson.

 

“Com a cultura empreendedora, o Sebrae Minas busca despertar novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das escolas e universidades, focado no mercado e no fortalecimento do ecossistema empreendedor da instituição”, afirma o gerente da Regional Sul do Sebrae Minas, Rodrigo Ribeiro Pereira.

 

Programa Nacional de Educação Empreendedora

Na região Sul do estado, o Sebrae Minas realiza o Programa Nacional de Educação Empreendedora em diversas instituições de ensino, oferecendo práticas pedagógicas inovadoras que possibilitam ao educador desenvolver e aprimorar competências empreendedoras nos alunos. Em 2017, 1.320 professores de 139 escolas da região foram capacitados pela metodologia, atingindo cerca de 33,3 mil alunos. Nesse ano, a expectativa é de que 210 escolas sejam envolvidas na iniciativa, capacitando aproximadamente 600 professores e impactando 26,4 mil estudantes na região. Desde o início do ano, o programa tem sido implantado ou está em realização nas cidades de Alfenas, Andradas, Bueno Brandão, Camanducaia, Cambuí, Campo Belo, Elói Mendes, Estiva, Gonçalves, Inconfidentes, Itajubá, Jacutinga, Lavras, Machado, Monte Belo, Paraguaçu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, Senador José Bento, Três Pontas e Varginha.

 

Programação:

18h: Credenciamento

19h: Abertura oficial

19h15: Palestra – Estratégias vencedoras: atitudes e ações que transformam desafios em conquistas (Eduardo Shinyashiki)

20h45: Talk Show com especialistas

 

Serviço:

2º Simpósio de Educação Empreendedora em Pouso Alegre

Data: 18/09/2018

Horário: das 18h às 22h

Local: Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Univas (Rua Alfredo Custódio de Paula, 240 – Bairro Medicina)

Investimento: Gratuito

Informações e inscrições: Sebrae Pouso Alegre (Rua Cel. Herculano Cobra, 145 – Centro) / (35) 3422.9022 / pousoalegre@sebraemg.com.br