Profissionais de educação e saúde participam de encontro para implantação do “Programa Saúde na Escola” – biênio 2017/2018

 

A reunião para implantação do “Programa Saúde na Escola – PSE”, biênio 2017/2018,  aconteceu na última quinta-feira, 31,  na sede da Superintendência Regional de Saúde de Varginha. Participaram da reunião diretores e orientadores educacionais das escolas municipais e estaduais de Varginha; coordenadores das unidades de saúde; profissionais que atuam nos NASFs (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); coordenadores das Secretarias Municipal de Saúde e de Educação e das superintendências regionais de saúde e educação de Varginha.

 

O município de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, firmou o “Termo de Compromisso Municipal” para pactuar e formalizar as responsabilidades e metas relativas à execução do Programa Saúde na Escola – PSE. O programa busca a promoção e atenção à saúde e prevenção das doenças relacionadas aos escolares da educação básica da rede pública de ensino e a formação permanente de profissionais de saúde e educação, em seus territórios de atuação.

 

Durante o ciclo bienal, serão desenvolvidas 12 ações essenciais e outras de interesse do município. Os gestores municipais também aderiram ao programa. Este é um processo intersetorial que, além de cuidar da saúde dos alunos, busca reduzir a evasão escolar e a infrequência por problemas de saúde, além de lançar luz sobre os compromissos estabelecidos por ambos os setores.