Rede de Notícias do Sindijori MG

COLUNA MG

www.sindijorimg.com.br

 

Câmara vota lei de segurança em piscinas

Na reunião da Câmara Municipal de Araxá desta semana, o vereador Raphael Rios apresentou Projeto de Lei que obriga a instalação de dispositivo de segurança em sistema (ralo) de sucção de piscinas de uso coletivo, abrangendo clubes sociais e desportivos, condomínios, hotéis, academias e similares. A medida objetiva impedir acidentes que causem afogamentos, principalmente de crianças, e lesões pelo corpo. Nos últimos anos foi repercutido pela mídia que pelo menos cinco crianças morreram por causa de afogamentos causados por ralos de sucção que prenderam o cabelo ou outra parte do corpo. (Diário de Araxá)

 

Divinópolis fecha 3ª clínica de reabilitação

A Prefeitura de Divinópolis anunciou na tarde desta quarta-feira, 30, o fechamento de mais uma clínica de recuperação de dependentes químicos. É o terceiro caso apenas no mês de agosto. Uma força-tarefa encabeçada pelas secretarias municipais de Saúde e Anti-Drogas encerrou as atividades de uma comunidade terapêutica cujo nome não foi divulgado. O local fica no bairro Santo Antônio dos Santos (Ermida) e tinha 18 internos. O estabelecimento funcionava sem licença da Vigilância Sanitária e internações involuntárias foram constatadas. A Vigilância em Saúde verificou três pacientes com problemas mentais. Eles foram direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Divinópolis. (Portal Agora – Divinópolis)

 

“Jovem Aprendiz” no Legislativo de Formiga

A Câmara Municipal de Formiga aprovou um  projeto de lei que institui o programa “Jovem Aprendiz Câmara” no Legislativo. O projeto é de autoria da Mesa Diretora. O programa será executado pela Câmara juntamente com entidades sem fins lucrativos. O aprendiz deverá ser maior de 14 anos e menor de 24 anos. O Legislativo pagará meio salário mínimo mensal ao jovem contratado para uma jornada de 4 horas diárias e um salário mínimo para 8 horas diárias, caso já tenha concluído o ensino médio. (Nova Imprensa – Formiga)

 

Projeto leva alegria de bandas para praças

A Sociedade Musical União XV de Novembro encantou a todos que foram prestigiar seu ritmo e talento no domingo (19), na Praça Gomes Freire. A edição de mais um Banda na Praça marca a solidez de mais um programa que valoriza a cultura de Mariana, a cidade com o maior número de bandas do estado. No início do mês, o prefeito Duarte Junior ‘Du’ confirmou o repasse de R$ 220 mil às 11 bandas. Cada uma receberá a quantia de R$ 20 mil para atender as necessidades de acordo com os planos de trabalho apresentados. (Jornal Panfletu’s – Mariana)

 

6ª Jornada do Patrimônio é realizada

A cidade de Ubá foi uma das paradas da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em diversas cidades do Estado. A programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura,Turismo e Lazer foi realizada no município nos dias 25 e 26 de agosto, na Praça Guido Marlièri, local que é palco do “Viva Guido”, um projeto de revitalização de espaços públicos realizado pela Prefeitura de Ubá. (Leopoldinense)

 

Jogos Solidários acontecem em novembro

Os Jogos Solidários, evento realizado pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social e ACIA – Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas, acontece de 15 de novembro a 3 de dezembro. O objetivo principal é, através de competições esportivas, angariar fundos para instituições sociais que mantêm termo de parceria firmado com a Secretaria Municipal de Promoção Social e promover a prática de esportes na cidade. Toda a renda obtida com as inscrições das equipes será revertida para as instituições. Para isso, elas devem realizar o cadastramento para esta finalidade. (A Folha Regional – Muzambinho)

 

Via 040 tem prazo para refazer plano

Dirigentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmaram nessa terça-feira, 29, que a Via 040, empresa que opera a concessão do trecho entre Brasília e Juiz de Fora (Zona da Mata), da BR-040, passando por Sete Lagoas, não está cumprindo o cronograma de investimentos. O contrato de concessão previa a duplicação de 700 quilômetros em cinco anos. Até agora, só 71 foram duplicados. A concessionária ainda não apresentou formalmente um pedido de desistência. Uma das alternativas chama-se “relicitação”. Nesse caso, um contrato aditivo é assinado por 24 meses, enquanto se prepara a nova licitação. (Sete Dias – Sete Lagoas)

 

UFTM oferece curso para gestantes

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro realiza curso para gestantes, pais, familiares e pessoas interessadas. O objetivo é repassar orientações relacionadas à gestação. O curso é gratuito e será realizado todas as terças-feiras, das 19h às 21h, no Centro Cultural. Especialista em amamentação, a enfermeira Suzana Lopes de Melo explica que percebeu a necessidade do curso com orientações às gestantes a partir das dificuldades relatadas pelas mães para a amamentação. Um ensinamento que, segundo ela, deve ser repassado antes mesmo do parto, para que a mãe esteja preparada, além de outras questões que preocupam toda a família. (Jornal da Manhã – Uberaba)