VEREADOR DR. GUEDES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA HPV

VEREADOR DR. GUEDES PEDE INFORMAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA HPV

????????????????????????????????????

O vereador Dr. Guedes apresentou um requerimento, na Câmara Municipal de Varginha, solicitando informações a respeito da vacinação contra HPV – Vírus do Papiloma Humano – no Município. O requerimento foi encaminhado ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, pedindo esclarecimentos sobre quantas doses da vacina estão disponíveis atualmente, quais os postos de saúde em que estão disponíveis, quantas doses irão vencer até setembro e se a vacinação será ampliada temporariamente para adultos até 26 anos.

A vacina é indicada apenas para meninos de 11 a 13 anos, meninas de 9 a 14 anos, pessoas com HIV e AIDS de 9 a 26 anos e em pacientes transplantados ou em tratamento oncológico. Entretanto, o Ministério da Saúde ampliou temporariamente a indicação da vacina contra o HPV para mulheres e homens de até 26 anos. A medida, porém, vale apenas para os municípios com estoques de doses a vencer até setembro deste ano.

Dr. Guedes informou que o objetivo do requerimento é verificar o estoque de dose da vacina e se a Administração Municipal pretende ampliar a vacinação para homens e mulheres de até 26 anos no município. “A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais. Por isso, ressalto a importância de trabalhar ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, para que a oferta da vacina também seja ampliada em Varginha”, disse o vereador.


drguedes (1)

drguedes (1)